O papel do Personal Organizer na vida de Acumuladores!

pendure
Pendure suas dores e vista-se de amores!
20 de novembro de 2016
1
O Poder Da Imagem Pessoal No Sucesso Profissional!
25 de novembro de 2016

O papel do Personal Organizer na vida de Acumuladores!

thumbnail_photogrid_1479154001942

Você já se perguntou se tudo o que está em sua casa é realmente útil? Ter uma coleção, alguns sapatos ou vestidos sobrando não é problema. Mas juntar dezenas de coisas repetidas ou muitos objetos que “podem ser úteis no futuro” é motivo para ficar preocupada. E se o desapego de revistas velhas, peças quebradas ou roupas esquecidas te causa muito sofrimento, cuidado: você pode ser uma acumuladora – talvez, patologicamente acumuladora.

O problema é que a casa inteira pode ser ocupada por objetos e fica difícil morar entre tanta coisa que era potencialmente útil no passado e acabou virando entulho.

Acumular não é guardar uma ou duas coisas “inúteis” por apego, é guardar tudo e qualquer coisa, restos de comida, embalagens, sacolas plásticas, cabides, jornais velhos; a tal ponto que os ambientes da casa deixam de servir a seu propósito e viram “depósitos de lixo”.

Acumular é um transtorno que por muitos anos fora atribuído ao Transtorno da Obsessão Compulsiva, o TOC. Estima-se que entre 14% e 42% da pessoas que sofrem com TOC apresentem sintomas de acumulação, no entanto, a maioria dos indivíduos com TOC, não se comporta como um acumulador  pois seus sintomas, na maioria das vezes, ocorre independentemente – assim como a depressão, o transtorno da acumulação pode vir acompanhado de muitas outras disfunções tais como: demência, dependência alcóolica ou bipolaridade, por exemplo.

design-sem-nome-8

O acumulador nem sempre consegue perceber que é um, muitas vezes é necessário a intervenção dos familiares e amigos, e quando percebem que algo está errado, infelizmente não consegue se livrar dos pensamentos que acreditam ser verdadeiros.

Estudos apontam que 4% da população mundial sofre deste mal caracterizado pela fobia de se desapegar. A acumulação compulsiva é um problema grave e deve ser tratado por um especialista tal como um psiquiatra, mas cada vez mais os Organizadores Profissionais , vem desenvolvendo um papel fundamental no processo  de organização na vida destas pessoas.

Da mesma forma que o caos interno interfere negativamente no mundo externo, podemos encontrar tranquilidade quando vivemos em um ambiente organizado.

Organizar o ambiente tem grandes benefícios. No processo, não só o espaço externo ficará mais agradável e funcional, como o mundo interno ficará mais atualizado. Cada objeto lembra uma história, e quando se decide que ele não é mais necessário – isso libera energia para o novo, para a vida.

design-sem-nome-7

Quer saber mais sobre o o papel do Personal Organizer? Entre em contato comigo!

abraços da Tati

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>