Oi Mundo!! Um texto sobre Empatia.

cores-primavera-verao-pantone-2016
Tendência de Cores Pantone 2016/2017
15 de agosto de 2016
cachecol-colagem
Diferença entre pashimina, cachecol, lenços e afins!
31 de agosto de 2016

Oi Mundo!! Um texto sobre Empatia.

empatia-blog

No dicionário Empatia significa: faculdade de compreender emocionalmente um objeto, capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela. Psicologicamente falando Empatia significa a capacidade  para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está ligada ao amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando conseguimos sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta em nós a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais. Para mim ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções, e essa capacidade de se colocar no lugar do outro que faz com que tenhamos a abertura para ouvir as várias respostas para uma mesma pergunta e entender que não há verdade absoluta. Que a necessidade do outro não é menos importante que a minha. Praticar a empatia requer força de vontade, mas principalmente o desejo de ser uma pessoa melhor e mais humana.

Acredito que a primeira condição para sermos empáticos com os outros é sermos receptivos a nós mesmos, a nossa totalidade, admirarmos mais as nossas qualidades, nos livrando assim de padrões rígidos ou barreiras que nos impedem de fazer um contato mais direto conosco e com o outro, nos tornando assim mais receptivos às diferenças. Reconhecer nossos limites e necessidades é tão saudável quanto querer superá-los.

E qual a importância disso?

Sem empatia há corruptos, violentos, assassinos, sem-palavras, enrolões, abusadores, perversos, impacientes, intolerantes, folgados, indiferentes. Sem empatia, há contratos quebrados, acordos não cumpridos, lares destruídos, milhões desviados, trabalhos mal feitos, filas cortadas, favorecimentos ilícitos, chutes nos carros, cortadas no trânsito. Sem ela somos cegos, surdos e mudos para qualquer necessidade que não seja a sua própria.

Empatia é como um músculo que quanto mais exercitamos, mais forte fica. E se deixarmos de praticar diariamente ele voltará a ser flácido.  Pra falar a verdade, todo dia há uma briga dentro de mim, um treino pra me tornar mais gentil, compreensiva, amorosa, calma, positiva. Não sou perfeita, sei disso, mas tenho a coragem de me olhar no espelho e reconhecer como sou verdadeiramente, com todos os prós e contras, e sei que o caminho para me tornar uma pessoa melhor é praticando….

E como diz Frejat: Eu te desejo não parar tão cedo pois toda idade tem prazer e medo,  e com os que erram feio e bastante que você consiga ser tolerante.  Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado ainda exista amor para recomeçar.

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>